O escritor uruguaio Eduardo Galeano, falecido a 13 de abril de 2015, será homenageado nesta segunda-feira (13) com uma ação nas redes sociais para lembrar o seu legado.
Leitores e amigos ilustres do autor da trilogia Memória do Fogo confirmaram que vão participar da ação. No Brasil, nomes como Eric Nepomuceno, Manuela D’Ávila, Jean Wyllys, Xico Sá, Mauro Cezar Pereira, entre outros, participarão da ação.
Na Argentina, no Uruguai e na Espanha, países onde o jornalista viveu e nos quais tinha uma imensa legião de fãs e um enorme círculo de amigos, o movimento deverá ser forte também.
Qualquer pessoa pode participar da ação. Basta gravar um vídeo lendo um texto do uruguaio e publicar nas redes sociais com a hashtag #GaleanoEterno
“Novo” livro
Nos países de língua castelhana foi lançado, no final de fevereiro, a nova edição do livro “Guatemala: Ensayo general de la violencia política en América Latina” (Siglo XXI Editores), originalmente publicado em 1967 e agora ampliado com apresentação e posfácio de especialistas na trajetória literária de Eduardo Galeano e no país centro-americano.
A obra é representativa tanto para o conjunto de escritos de Galeano quanto para o estudo das disciplinas sociais na América Latina, visto que a Guatemala foi o primeiro grande “laboratório” da intervenção dos Estados Unidos sobre os países ao sul do rio Bravo.
O texto segue de forma impressionante atual nos dias atuais.