Rogerio Tomaz

Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2003. Escreve e colabora para jornais e outros meios de comunicação desde os 12 anos. Trabalha ou colabora com movimentos sociais e organizações da sociedade civil desde 1998, especialmente nos temas de direitos humanos, políticas de comunicação, educação e direitos humanos. Acompanha e faz cobertura jornalísticas da Câmara dos Deputados desde 2001. É filiado ao PT desde 2004. Foi jornalista da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados entre 2009 e 2010. Trabalha na equipe de comunicação da Liderança do PT na Câmara desde 2011.

A partir de 2010, passou a pesquisar a história, a literatura e outras expressões culturais da América Latina como um todo. Eduardo Galeano, Gabriel García Márquez, Jorge Luis Borges, Roberto Bolaño, Julio Cortázar, Pablo Neruda, Darcy Ribeiro, Violeta Parra, Victor Jara, Valeria Luiselli, Juan Pablo Villa Lobos, Mario Benedetti, Juan Rulfo, Eric Nepomuceno, Juan Gelman, Juan Carlos Onetti, Rodolfo Walsh, Hernan Rivera Letelier, entre muitos outr@s, são nomes das estações dessa longa jornada. Morou em Montevidéu durante oito meses, entre 2017 e 2018. Esteve mais de 30 vezes em Buenos Aires.

Desde 2003 trabalha no livro “Conversando com Eduardo, viajando com Galeano”, que reunirá crônicas baseadas no diálogo com o escritor, nas entrevistas e conversas com cerca de duas dezenas de pessoas e, finalmente, nas próprias experiências seguindo as trilhas do “universo Galeano”. O livro será lançado em 2019, bem como a edição em espanhol.

Jan/2014 (Fotos: Federico Frau Barros)