O grupo Planeta, uma das sete maiores companhias do mercado editorial no mundo, passou a vergonha de ter que recolher todos os exemplares de um livro de Javier Milei – “O caminho do libertário” – na Espanha por conta de informações falsas incluídas na edição para esse país. O fato constrangedor foi informado na semana passada pela da filial argentina da empresa no X (ex-Twitter).
A orelha do livro diz que Milei se graduou na Universidade de Buenos Aires, instituição pública que é a mais renomada da Argentina, e obteve doutorado na Universidade da Califórnia. Ambos os dados são falsos. O atual presidente argentino se formou em Economia na Universidade de Belgrano, uma faculdade privada muito vinculada à classe média alta portenha. E o único título que ele possui além da graduação é um doutorado honoris causa conferido pela obscura Escola Superior de Economia e Administração de Empresas (ESEADE), cujo dono é um empresário apoiador de suas campanhas a deputado e presidente.
A repercussão do episódio, tanto na Espanha quanto na Argentina, foi forte, especialmente nas rede sociais. O jornal Página 12 mostrou um pouco dela:
https://www.pagina12.com.ar/735743-la-editorial-planeta-saco-de-circulacion-el-libro-de-milei-p
Milei já foi acusado de vários plágios (comprovados) e, desde que entrou para a política, se recusa a responder perguntas sobre o assunto. Nos debates das eleições presidenciais da Argentina no ano passado, entretanto, o candidato peronista Sergio Massa abordou o caso e Milei desconversou. Abaixo seguem três reportagens (em espanhol) que tratam detalhadamente do assunto.
Javier Milei y sus plagios: la investigación de NOTICIAS que dio vuelta al mundo
La historia detrás del plagio de Milei a tres científicos mexicanos
Cuáles son los libros de Javier Milei que fueron denunciados por plagio
https://www.pagina12.com.ar/616321-cuales-son-los-libros-de-javier-milei-que-fueron-denunciados