Após ganhar o Globo de Ouro, “Argentina, 1985” vence o Goya de Melhor Filme Ibero-americano

Dirigido por Santiago Mitre e estrelado por Ricardo Darín, “Argentina, 1985” venceu o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, a maior premiação do cinema na Espanha e uma das mais importantes distinções do mundo na sétima arte.

O resultado foi divulgado neste sábado (11) pela Academia de Cinema da Espanha. O filme argentino, disponível na Amazon Prime Vídeo, concorria com “Noche de fuego”, da mexicana-salvadorenha Tatiana Huezo; “La jauría”, do colombiano Andrés Ramírez Pulido; “Utama”, do boliviano Alejandro Loayza Grisi; e “1976”, da chilena Manuela Martelli.

No próximo 12 de março, o filme disputa o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Antes, no domingo (19), concorre na mesma categoria no BAFTA, o prêmio da Academia Britânica de Cinema, Televisão e Artes. Em setembro, ganhou o prêmio da crítica para Melhor Filme no Festival de Veneza e também o prêmio do público no Festival de San Sebastián, no País Basco.

O ator Peter Lanzani recebe o prêmio (Foto: AFP)

Homenagem

Esta 37ª edição do prêmio tinha prevista a entrega de um Goya de Honra a Carlos Saura, mas o diretor de “Cria corvos” (1975) acabou falecendo exatamente na véspera de receber a homenagem. A estatueta foi recebida por seus familiares.

Fonte: Página 12

Deixe uma resposta