O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, passará por intervenção cirúrgica, nesta sexta-feira (27), em Montevidéu, para colocar um stent gástrico no estômago. A cirurgia é um procedimento relativamente simples, mas é necessária para que Mujica possa se alimentar sem maiores problemas.
O líder uruguaio de 89 anos, que celebra a vitória da Frente Ampla e do seu pupilo Yamandu Orsi na eleição presidencial em novembro, foi diagnosticado em meados do ano com um câncer no esôfago e, em virtude do tratamento, ficou bastante debilitado e com dificuldades para ingerir líquidos e alimentos sólidos.
Recentemente, o presidente Lula viajou ao Uruguai para entregar a Mujica a Ordem do Cruzeiro do Sul, maior condecoração do Brasil. No encontro, que ocorreu na chácara do uruguaio, no bairro Rincón del Cerro, na periferia de Montevidéu, Lula se referiu ao amigo como “a pessoa mais extraordinária que conheci”.
Curado, mas “na prorrogação”
Apesar da fragilidade, Mujica tem dito em entrevistas e conversas com amigos que está se sentindo melhor e se recuperando aos poucos da luta contra o câncer. Segundo uma das médicas que o acompanha, Raquel Panone, há motivos para crer que ele está curado, mas segue em observação e fazendo exames periódicos.
Num ato da campanha de Orsi, em outubro, Mujica avisou que está na “prorrogação da sua partida” e prestes a “empreender a retirada de onde não se volta”, mas se disse feliz com as novas gerações que estão assumindo a luta no âmbito da Frente Ampla.
“Quando meus braços se forem, haverá milhares de braços substituindo a luta. E toda a minha vida eu disse que os melhores dirigentes são os que deixam uma turma que os supera com sobra”, declarou o ex-guerrilheiro diante de mais de 20 mil pessoas [vídeo abaixo].
Fonte: Telenoche