Jogador de rugby argentino é suspenso após dar banana de “presente” a um companheiro negro

O jogador de rugby ítalo-argentino Ivan Nemer, do clube italiano Benetton, foi suspenso por seis meses, até o final da temporada (30 de junho), após oferecer uma banana podre de presente numa brincadeira de amigo invisível ao companheiro de time Cherif Traorè, que nasceu na Guiné, mas tem nacionalidade italiana.

O episódio de racismo ocorreu em dezembro, dias antes do natal, mas a decisão do tribunal federal foi anunciada na sexta-feira (27). Nemer tem passaporte italiano e optou por defender os Azurri [Itália] nas competições internacionais, em vez dos Pumas do seu país natal.

Cherif Traorè e Ivan Nemer

Estupidez

O atleta aceitou a punição, pediu desculpas pela “estupidez” e disse que o racismo não faz parte da sua vida. “O racismo nunca teve e nunca terá nenhum espaço na minha vida, como não deveria ter na vida de nenhum de nós. Lamento profundamente o ocorrido, pela estupidez do meu gesto, pelo desgosto causado a um amigo, por haver prejudicado a minha equipe, os meus companheiros, o país que represento o jogo que amo”, declarou Nemer.

“Confio que nos próximos meses e anos poderei contribuir com o meu testemunho para conscientizar cada vez mais jovens jogadores de rugby sobre temas que devem ser abordados e compreendidos para melhorar não apenas o nosso esporte, mas o mundo no qual vivemos”, acrescentou o ítalo-argentino, de 24 anos, natural de Mar del Plata – cidade onde um jogador de basquete etíope foi insultado com ofensas racistas e agredido há duas semanas.

“Decidi não me calar”

Traoré relatou que costuma ouvir com frequência piadas racistas, mas decidiu não se calar desta vez para que “incidentes como esse não ocorram” e para que “o agressor aprenda a lição”. O jogador negro também revelou o que mais lhe machucou no episódio. “O que mais me doeu foi ver a maioria dos meus companheiros rindo, como se fosse normal”, lamentou o atleta de 28 anos na sua conta de Instagram (link abaixo).

“Felizmente, alguns companheiros, especialmente estrangeiros, trataram de me apoiar. Fora da Itália um gesto como esse é seriamente condenado mesmo em lugares pequenos”, observou Traoré.

Confira o desabafo de Traoré (em italiano) no Instagram:

https://www.instagram.com/p/CmbLHXHIoou/

PS: O Ministério Público da Argentina pediu, na última quarta-feira (25), prisão perpétua para oito jogadores de rugby que espancaram e mataram um jovem de 20 anos, em janeiro de 2020, na cidade balneária de Villa Gesell, a 300 Km de Buenos Aires. O julgamento começou em 2 de janeiro e os acusados pelo assassinato de Fernando Báez Sosa podem pegar prisão perpétua. O veredito deve sair no dia 6 de fevereiro.

Mais detalhes:

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/promotoria-pede-prisao-perpetua-para-oito-jovens-por-morte-de-estudante-em-caso-que-chocou-argentina.ghtml

Deixe uma resposta